Avançar para o conteúdo principal

A Regra de Quatro, Ian Caldwell e Dustin Thomason

 



Editora: Editorial Presença,
Ano: 2004 - 4ª Edição
ISBN: 9789724135724
Nº Páginas: 360

Sinopse:
Há sensivelmente quinhentos anos, tinha lugar a publicação anónima daquele que viria a ser considerado um dos principais textos da culturaocidental - a Hypnerotomachia Poliphili. Ao longo dos séculos, como o canto de uma sereia numa praia longíncua, esta obra envolta em mistério, fascínio e morte seduziu e obcecou gerações de eruditos que, rendidos ao desejo irreprimível de desvendar o seu segredo, lhe devotaram as suas vidas. Em vão. A Hypnerotomachia permaneceu hermeticamente fechada sobre si própria, silenciosa como uma fortaleza inexpugnável protegida por elaborados códigos e enigmas. o seu tesouro estava reservado para um mimento glorioso qu só viria a ocorrer precisamente quinhentos anos após a sua publicação.

A Regra de Quatro é uma prodigiosa estreia literária, um thriller de grande suspense intelectual, construído em torno dessa obra inigmática do Renascimento. Tom e Paul são dois finalistas da Universidade de Princeton cujas vidas estão intensamente ligadas à Hypnerotomachia e que, em conjunto, procuram decifrar a mensagem codificada em labirintos linguísticos e matemáticos por detrás das inúmeras dissertações sobre arte, zoologia, erotismo, fé e o smais variados temas, Mas à medida que vão compreendendo a magnitude da descoberta que estão prestes a fazer - o que a concretizar-te será muito provavelmente o maior achado histórico de sempre -, apercebem-se que outros conhecem o valor do tesouro em questão, algo tão inacreditável que muitos estão dispostos a matar pela sua posse.... Protagonistas e leitor, são apanhados num vórtice de genealidade, loucura, traição e assassínio, do qual os primeiros tentam escapar com vida e o segundo, se descobre cativo, dominado por um magnetismo comparável ao da própria Hypnerotomachia.

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Navegador Solitário, João Aguiar

  Editora : ASA Ano : 2000 (5ª edição) ISBN : 9724117812 Nº Páginas : 397 Sinopse : Esta é a história de um rapaz chamado Solitão Fernandes. Solitão Fernandes nasceu em Gestal dos Frades, filho de gente desonrada e trabalhadora. Além de ter um nome que mais ninguém tem, possui uma madrinha que é médium e um avò, já defunto, que do outro mundo lhe envia mensagens revestidas de sólida imoralidade e escrupolosa sem-vegonha. Guiado por tão sábios ensinamentos ;), Solitão navega com êxito no oceano revolto, que é a sociedade deste nosso fim de século e aprende rapidamente a vencer na vida. Só que, de repente, algo de imprevisto lhe acontece. O relato das navegações de Solitão Fernandes no mar português contemporâneo, desenrola-se em paisagens pintadas com ácido e adornadas com sorrisos torcidos, mas também com algum humor inocente. Nas margens desse mar, esconde-se até um pouco de ternura envergonhada. Depois da Encomendação das Almas, João Aguiar continua a dar-nos, à sua maneira, o relato

O Trono do Altíssimo, João Aguiar

  Editora : ASA Ano : 1997 (4ª edição) ISBN : 9724115798 Nº Páginas : 364 Sinopse: No séc. IV da nossa era, a cidade de Braga foi dominada por uma heresia. O Priscilianismo, doutrina a que foi atribuída uma filiação gnóstica, talvez de origem egípcia, conquistou a província romana da Galécia - de que Braga era a capital -, avançou pela Lusitânia, estendeu-se à Bética, atingiu a Gália. Prisciliano, o chefe espiritual do movimento, teve que enfrentar uma viva oposição por parte da hierarquia eclesiástica e do poder temporal. No entanto, a sua doutrina sobreviveu durante cerca de duzentos anos, pois resistiu à queda do impéio, às invasões bárbaras e ao estabelecimento do reino suevo. E este o cenário do Trono do Altíssimo, rimance histórico, aque após A Voz dos Deuses, impôs João Aguiar entre os nomes mais representativos da atual literatura portuguesa.

A Montanha Mágica, Thomas Mann

  Editora: Dom Quixote, Ano: 2010 (3ª Edição), ISBN: 9789722037327 Nº Páginas: 840 Sinopse: Plano Nacional de Leitura Livro recomendado para o Ensino Secundário como sugestão de leitura. História mágica ou filosófica, romance histórico ou de formação, narrativa sobre o tempo ou viagem interior de um jovem alemão honrado e ávido de experiências, este romance envolve e enreda o leitor em teias mágicas que não mais o libertarão, entre a sátira e a seriedade, o humor e a ironia, a luz e o niilismo, numa sinfonia contra-pontística em que liberalismo e conservadorismo, decadência e sublimação, doença e saúde, espírito e natureza, morte e vida, honra e volúpia se sucedem num torvelinho que só a Primeira Guerra Mundial conseguirá dissipar. Quando as fundações da Terra e da montanha mágica começam a tremer, quando o mundo hermético feito de tédio, torpor e exasperação começa a abalar, por acção do trovão e do enxofre, das baionetas e dos canhões, é que o arganaz adormecido esfrega os olhos e co